Office

Na segurança eletrônica, o controle de acesso desempenha um papel importante para identificar as pessoas com permissão ou que estejam presentes em uma determinada área controlada. Os controles de acesso podem ser instalados para controlar pessoas em áreas restritas como condomínios residenciais ou empresariais, empresas, operadores logísticos, aeroportos, hospitais, laboratórios, datacenters, centros de pesquisa, entre muito outros.

Este controle pode ser feito através de equipamentos como portas eletrônicas, catracas, torniquetes, totens e cancelas. Todos os acessos são registrados em um software e banco de dados desenvolvidos para este fim. Com isto é possível rastrear todas as pessoas que estão, ou estiveram presentes na área controlada. Para autenticar e autorizar uma pessoa são utilizadas diversas tecnologias como: senha, códigos de barras, cartão de proximidade, smartcards, RFID, biometria e reconhecimento facial, por exemplo.

VANTAGENS DE USAR CONTROLE DE ACESSO

É comum, os controles de acessos serem associados apenas à entrada e à saída de pessoas. Mas os sistemas de controle de acesso proporcionam vantagens que vão além da porta ou da catraca. A adoção desses recursos eletrônicos pode melhorar, por exemplo, à satisfação dos funcionários, pelo bom gerenciamento de horas extras, e a segurança de informações, um grande desafio para as corporações. Além disso, torna o acesso a diferentes estruturas da mesma empresa mais inteligente.

Listamos alguns benefícios dessas aplicações.

1. Controle de hora extra

Se a cultura da uma empresa prevê um ambiente agradável, certamente o controle de horas extras é uma prioridade. Afinal, funcionários que trabalham no ritmo adequado são mais felizes e produtivos. E qual organização não deseja isso? As soluções de sistemas de controle de acesso são uma importante ferramenta para ajudar nessa tarefa. Isso porque elas não só realizam o controle da entrada e saída de funcionários, como garantem também que eles estão realizando apenas as horas permitidas. Com um registro seguro, é mais fácil atuar nos casos em que a grade do funcionário esteja acima da ideal. Uma das ações que podem ser tomadas é o bloqueio da entrada, alertando que será necessário conceder as horas de descanso ao funcionário.

2. Segurança dos funcionários

Quando pensamos em controle de acesso a primeira coisa que vem à mente é a segurança patrimonial. Sem dúvida, esse é um dos principais objetivos desse tipo de solução. Mas a segurança dos funcionários também é um benefício importante. Deixar a sua empresa protegida é uma boa forma de manter o ambiente de trabalho tranquilo. O acesso é realizado apenas por funcionários e prestadores de serviços. Essa dinâmica ajuda a aumentar a segurança do local.

3. Segurança de informações

Um ativo importante para as empresas são as suas informações estratégicas. Casos em diferentes setores empresariais mostram que o roubo de propriedade intelectual ainda é um problema sério em todo mundo. Para manter dados confidenciais bem protegidos é essencial o controle de quem pode acessá-los. Com um sistema de controle de acesso eficiente isso é possível. Essa solução permite que locais-chave tenham sua entrada permitida apenas para pessoas previamente autorizadas. É o caso de departamentos financeiro, sala de segurança, central de processamento de dados (CPD), almoxarifado e salas da diretoria.

4. Acesso único, muitas funcionalidades

O controle de acesso, quando bem aplicado, pode facilitar o dia a dia dos funcionários. Algumas empresas já estão utilizando essa solução para outros fins que não apenas a entrada e saída dos prédios administrativos. Consultórios médicos e odontológicos, empresas e até escolas estão expandindo o papel dos controles de acesso internamente. Algumas funcionalidades são a abertura de vestiários, banheiros e áreas de lazer e também o pagamento de refeições. Integrado a um sistema de pagamento, permite que todas as refeições sejam debitadas automaticamente.