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Segurança e comodidade são os principais fatores que levam os estabelecimentos a manterem, equiparem e implantarem controles de estacionamento para oferecer aos seus clientes.

Contribuem para isso também a falta de vagas nas vias públicas, seja por conta das regras de trânsito, seja pela saturação das grandes cidades, impedindo que os automóveis possam parar em qualquer lugar.

Devido à grande procura, os estacionamentos precisam pensar cada vez mais no conforto e na praticidade dos seus clientes. A automação é uma solução que utiliza a tecnologia para facilitar tanto a vida de usuários como de funcionários. Confira a seguir quais sistemas automatizados podem ser utilizados nos estacionamentos e suas principais vantagens.

Conheça alguns itens mais utilizados em estacionamentos e para que servem:

Cancela automática

A cancela de estacionamento facilita o acesso de veículos e evita a formação de filas, ajudando a organizar o sistema do estacionamento. O tamanho da cancela, o tempo e a quantidade de aberturas por hora variam conforme a necessidade. O acionamento pode ser por controle remoto, botoeira ou temporizador.

Tickets ou Cartão para estacionamentos

Os tickets ou cartões de são práticos e seguros, podendo ser usado tanto por no formato horas, mensalistas ou credenciados. Os dados contidos no ticket ou cartão são verificados por um scanner de leitura, que reconhece e autoriza a entrada do veículo. Após o pagamento ou validação realizado em terminais de atendimento ou centrais de atendimento, a liberação é realizada pela leitura no totem da cancela para liberar a saída do veículo.

Tótens com sistema de orientação por voz e intercomunicador

Para proporcionar agilidade e eficiência na entrada e saída de veículos, o sistema de orientação por voz emite orientações que auxiliam o cliente dentro do estacionamento.

O intercomunicador permite que os funcionários do estacionamento orientem e ajudem o motorista que não validou/pagou o ticket de estacionamento, auxiliando caso ele esteja encontrando dificuldades para realizar o processo.

Terminal de Autoatendimento

O equipamento de autoatendimento oferece controle e automação, facilitando pagamentos por meio de cartão de débito ou de crédito com segurança.

Controladores de Vagas

Muito utilizados em estacionamentos de grande porte, principalmente em shopping centers, megastores, atacados, entre outros, os controladores de vagas utilizam sensores de presença e luzes indicadoras. O número de vagas disponíveis é atualizado em tempo real, permitindo aos visitantes encontrarem vagas facilmente. Seus clientes serão avisados logo na chegada ao estacionamento sobre quantas vagas há disponíveis, podendo especificar por andar ou área. Os sensores eletrônicos atualizam os painéis sobre a quantidade de vagas por andar ou setor do estacionamento. Posicionadas em frente a cada vaga de estacionamento, os sensores orientam os motoristas à distância onde encontrar um local para estacionar. Quando a vaga estiver livre a cor indicativa é verde, ocupada vermelha. Para vagas especiais são utilizadas outras cores como azul e âmbar, para identificar vagas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

POR QUE AUTOMATIZAR UM ESTACIONAMENTO?

1) Automação é investimento

Antes de tudo, é preciso pensar na automação como um investimento. Se você acredita que basta pagar aluguel em um imóvel localizado em regiões centrais da cidade e contratar um caixa para lidar com o fluxo de veículos para começar a lucrar, cuidado. Com o controle manual de todas as operações, seu negócio, independentemente do porte, estará sujeito a variáveis facilmente excluídas com um sistema.
Os sistemas de automação mais qualificados, normalmente utilizados por shoppings, empresas e centros de comércio, requerem um investimento inicial que se mostra extremamente vantajoso no longo prazo, com redução do custo de manutenção dos aparelhos, além da diminuição dos gastos com suporte técnico e compra de peças.

2) Menos encargos trabalhistas

Um erro bastante comum entre os administradores que ainda não conhecem os benefícios da automação é confiar a gestão a um programa básico, como o Excel, enquanto contrata uma mão de obra volumosa (e claro, caríssima e pouco especializada) para cuidar dos processos diários, entre os quais manobristas, caixas e vigias. Apesar de a reforma trabalhista ter trazido inovações que colocam os acordos acima de convenções, além de eliminar multas e burocracias por meio da terceirização, um funcionário de carteira assinada não raro custa o dobro para o empregador em termos de encargos. Cancelas automáticas, caixas de pagamento assistido e terminais “pague fácil”, elementos presentes na automação para estacionamento, chegam para substituir boa parte desse custo, gerando maior liquidez ao negócio.

3) Agilidade na gestão de estacionamento

Em se tratando de gestão de pessoas, o software de estacionamento se torna uma eficiente ferramenta em prol do crescimento da empresa, otimizando a rotina de operadores, coordenadores e gerentes de operações. Desde tarefas simples como controle de turnos dos funcionários até complexos relatórios de faturamento e fluxo de caixa: tudo isso pode ser controlado no processo de automação para estacionamento.

4) Menor incidência de fraudes

Acima de tudo, a automação para estacionamento reduz a chance de fraudes ao transformar processos manuais em processos automatizados e criptografados. O sistema de operações é capaz de gerenciar tudo o que se passa num estacionamento sem que os colaboradores interfiram. Além disso, o sistema emite relatórios de gestão em que enumeram tudo o que foi feito em cada dia.

Menos Filas

Um sistema pouco qualificado irremediavelmente leva ao “terror” de consumidores e administradores: as famigeradas filas ao entrar e sair. Panes no sistema são tão graves nesse segmento que chegam a causar congestionamentos críticos, onde os veículos não conseguem sequer se locomover num espaço de poucos metros quadrados.

6) Mais praticidade para o cliente

A principal ponta desse processo, o cliente, é também o principal beneficiado por uma gestão de estacionamento automatizada. Isso porque ele passa a dispor da comodidade de poder escolher pagar com dinheiro ou cartão de débito e crédito, em terminais sem filas dispostos em locais chave dos estabelecimentos.

7) Mais segurança

Com a implantação de cancelas automáticas, o custo que seria destinado à contratação de seguranças e vigias pode ser tranquilamente convertido para a manutenção do sistema. As cancelas automáticas se fazem especialmente úteis no caso de estacionamentos de grande porte e que recebem grande movimentação de veículos diariamente, quando não é possível ter colaboradores em todos os pontos de saída e entrada. Um sistema de câmeras eletrônicas ligado a uma central também facilita consideravelmente a vigilância e fornece dados precisos que podem resolver sinistros e roubos, por exemplo.

8) Qualquer estacionamento pode ser automatizado

Um dos maiores atrativos da automação para estacionamento é que ela é uma solução que pode ser adaptada tanto a estabelecimentos de grande porte quanto de pequeno porte. Sendo assim, a complexidade do seu sistema poderá variar conforme o tamanho e quantidade de vagas, número de acessos, tipo de operação (com ou sem manobristas) e o tipo de empreendimento (shopping-centers, universidades, hospitais, supermercados, centros empresariais e estacionamentos).